BBOYPT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Forum dedicado ao bboying em países de língua Portuguesa
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarzgoodfootEntrar

Compartilhe | 
 

 Gaiolin Roots - Historial Promocional

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
StyleWarrior
Admin
StyleWarrior

Masculino Número de Mensagens : 446
Data de inscrição : 14/03/2008

Gaiolin Roots - Historial Promocional _
MensagemAssunto: Gaiolin Roots - Historial Promocional   Gaiolin Roots - Historial Promocional Icon_minitimeQui Abr 15, 2010 4:59 am

Ha algum tempo que ja tinha pensado criar a secçao de historia aqui no forum e mais recentemente foi discutido aqui entre alguns dos utilizadores, o problema é que me tem faltado tempo para desenvolver esta categoria e por isso mesmo faço este post.


é um texto que ja tinha criado ha algum tempo para fins promocionais, dai que contenha alguns factos de auto promoçao que eu nao teria posto se nao fosse exactamente para isso. Mesmo assim contém informaçoes historicas acerca do nosso grupo que muitos de voces desconhecem, isto se nao tiverem ja visitado o nosso myspace nos ultimos, digamos, 2 anos. Exactamente por ser um texto com dois anos sensivelmente é que faltam obviamente algumas informaçoes, mas a meu ver o mais importante esta relatado.

Apesar de reconhecer que nao sou um génio da escrita, é minha intençao também que este texto ajude outros, quando necessitarem de promover os seus proprios grupos.

Agora para quem tiver paciencia de ler:



GAIOLIN ROOTS

HISTORIAL

O grupo hoje conhecido como Gaiolin Roots, sofreu ao longo dos tempos, alterações a muitos níveis, mostrando assim uma capacidade de adaptação inerente a projectos fortes e duradouros.
Foram pioneiros no final dos anos 90 e reacenderam a chama adormecida do bboying que há muito tinha morrido em Portugal após a explosão do 'breakdance' por todo o mundo na década de 80. Foi sem dúvida o primeiro grupo português de bboying a ser conhecido a nível nacional e mais tarde internacionalmente. Criou em Portugal, as fundações de uma vertente, de entre as 4 principais que constituem a cultura hiphop, varrendo o país do Norte para o Sul com uma onda de energia que 'ressuscitou' velhos bboys e motivou jovens promessas.



Em 1996 surgiu, como em grande parte surgem projectos como este, o grupo GAIOLIN CITY BREAKERS (GCB), duma maneira casual, fruto de uma amizade e de um gosto comum pela cultura hiphop entre alguns amigos.



Entre eles, Júlio 'Julnako' Lisboa, recentemente chegado da cidade de Neuchatel, Suiça, onde tinha experienciado um contacto permanente com todo o ambiente que rodeia o movimento, durante os anos que aí viveu. Foi ele, que nessa altura serviu de impulsionador e mais tarde de revitalizador para que o grupo se constituisse e mais tarde se reiventasse através da persistência, dedicação e investigação sobre esta dança. Passada esta primeira fase, vários membros do grupo original, que hoje são artistas de bandas conhecidas, que também elas tiveram o seu papel como pioneiras na sua vertente, como é o caso do Mc Mundo e o Dj Guze dos Dealema, decidiram seguir outra via o que deixou Julnako de volta ao ponto zero em termos de grupo.

Por volta de 1997 os caminhos deste bboy e Nuno 'Pégaso' Oliveira viriam a cruzar-se dando assim início a uma nova fase dos GCB. Com treinos mais regulares ao fim de algum tempo, e com a adesão de mais aspirantes a bboys, a partir da Escola Secundária Almeida Garrett (Liceu de Gaia, uma escola mítica no mundo do hiphop, principalmente no norte, por se tratar de um ponto de onde emergiram inúmeros elementos importantíssimos para os 1ºs passos da cultura), que frequentavam e onde leccionavam bboying, foi-se criando um alvoroço à volta destes dois bboys que mais tarde passariam a 5 com a adesão de Ricardo 'Phoenix' Lisboa (irmão mais velho de Julnako, acabado de voltar da Suiça, onde também viveu), Nuno 'Sto' Palhas (actualmente um dos maiores writters nacionais com a alcunha de Third) e por fim Bruno 'Pasta' Freitas ( agora Dj com várias participações com grandes nomes da cena musical portuguesa e várias mixtapes editadas).

Foram estes os 5 elementos que preencheram os eventos nacionais de uma ponta a outra do país, com actuações e workshops, espalhando o bboying por todos, partilhando o pouco que sabiam e que íam adquirindo através de agora relíquias em VHS que chegavam com 2 anos de atraso em relação ao resto do mundo, numa altura em que a internet dava os 1ºs passos em Portugal e ainda não faziamos parte da aldeia global em que vivemos hoje. Em 1998 fazem o 1º espectáculo remunerado no bar Comix (único bar do porto que tinha uma noite de hiphop) e em Julho de 1999 dão o 1º workshop de bboying em Lisboa, também ele remunerado.

Em 3/04/99, o grupo organiza o 1º concurso nacional 'Gaiolin Contest' na casa de espectáculos HardClub (aquele que a partir desse momento se tornaria numa meca do hiphop com concertos mensais, com a presença de espectadores e artistas de todo o país). É também neste ano que aparecem pela 1º vez na televisão, no programa 'Vibrações' transmitido pela Sic, fruto duma actuação na etapa da Quarteira do campeonato Português de Skateboard. O que agora é comum, foi então um marco na história visto terem sido as 1ªs vezes que um grupo de bboying foi remunerado em Portugal,o 1º campeonato e a 1ª transmissão televisiva, o que transparece o início do reconhecimento desta arte como legítima.

É importante salientar o esforço e a dificuldade que se vivia em termos de partilha de informação, de maneira a percebermos como o trabalho deste grupo sempre foi fundamental e teve um papel fulcral no desenvolvimento da cultura, de maneira a chegarmos ao ponto em que nos encontramos hoje, em termos de grupos, eventos e reconhecimento internacional do bboying português.


De 2001 a 2004 o grupo perde e ganha vários elementos. Depois de restarem só Julnako e Pégaso, entra o bboy Paulinho, que vem aumentar o dinamismo do grupo devido ao seu estilo explosivo. Este é um momento decisivo para os GCB que a partir de aqui se passam a chamar GAIOLIN ROOTS. Um novo nome, uma nova força mas com a mesma identidade e preseverança. Mais tarde entra para o grupo bboy Lil'hill com as suas combinações pioneiras de 'blowups' e 'freezes', bboy Caçador com uma dança carismática e atitude agressiva típica dos bboys e por fim bboy Bruninho, campeão europeu de ginástica que se converte e adapta plenamente ao bboying. É em 2004 que Paulinho abandona o grupo, mas é também o período em que o grupo se fortalece, ganha uma identidade mais forte e começa a sua expansão pela 1ª vez fora de Portugal. Neste ano alcançam o 1º lugar numa competição no norte de Espanha e em 2005 participam na eleminatória Ibérica do Campeonato Mundial Battle of the Year, tornando-se no 1º grupo a faze-lo. Chegam à final duas vezes consecutivas do 1º campeonato internacional em Portugal, a Eurobattle de 2005 e depois 2006.



Depois da participação na Eurobattle 2007, os Gaiolin Roots passam à fase em que se encontram agora. Saem os membro Caçador e Bruninho e entra uma das 1ªs bgirls em Portugal, Joana 'J_onne' Teixeira, com o seu estilo incontestável, Artur 'Mighty Mouse' Brito, uma das maiores promessas do bboying português com apenas 12 anos e por fim, César 'Cesariny' Martins, um jovem bboy em ascensão. Esta formação alcança os 4ºs de final na Eurobattle 2008, evento que cada ano conta com a participação de cada vez mais estrelas mundias da dança.



Neste longo percurso, Gaiolin Roots participa em inúmeros programas de televisão de praticamente todas as estações nacionais, campeonatos nacionais e internacionais, organiza workshops com dançarinos de renome mundial, assim como eventos desta vertente a que se dedicam, participa em actuações tanto com artistas Portugueses como com alguns estrangeiros, que actuaram por cá e também na Espanha e Suiça, trabalha com várias marcas internacionais e actua em numerosas discotecas, escolas, festivais, concertos, etc.



É um grupo com um objectivo bem definido, orientado para a propagação do bboying nacional, que desde sempre se mostrou capaz de enfrentar adversidades e de se adaptar a todo o tipo de ambientes, contribuindo assim para que seja o grupo de bboying mais antigo em Portugal.




Última edição por StyleWarrior em Qui Out 07, 2010 7:00 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://bboypt.pt.vu
Rato

Rato

Masculino Número de Mensagens : 133
Idade : 32
Localização : porto
Data de inscrição : 04/03/2009

Gaiolin Roots - Historial Promocional _
MensagemAssunto: Re: Gaiolin Roots - Historial Promocional   Gaiolin Roots - Historial Promocional Icon_minitimeSex Abr 16, 2010 11:04 am

Pioneiros em Portugal , um obrigado por tudo o que fizeram em Portugal para que o break ser o que é hoje !
Estão todos de parabéns . Tive sorte em dar os meus primeiros passos como aluno de um de vocês (Ivo).
Keep doin' it !

PS: podias adicionar o video gaiolin roots history trailer aqui ao post style warrior , acho que ficava potente !
Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Claudissima

Claudissima

Feminino Número de Mensagens : 84
Idade : 36
Localização : Viseu
Data de inscrição : 31/01/2010

Gaiolin Roots - Historial Promocional _
MensagemAssunto: Gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii   Gaiolin Roots - Historial Promocional Icon_minitimeQui Abr 22, 2010 7:35 am

Dou valor ás histórias que dão origem ao que temos hoje.
O meu sincero respeito por Gaiollin =)
Mas uma pergunta, para estarem a colocar esta hitória e pelos anos que passaram, ainda estão no activo ?

Gostei mesmo, queria saber mais, queria saber tudo =)
Ir para o topo Ir para baixo
diogo_zg

diogo_zg

Masculino Número de Mensagens : 373
Idade : 35
Localização : ZOOGANG
Data de inscrição : 16/03/2008

Gaiolin Roots - Historial Promocional _
MensagemAssunto: Re: Gaiolin Roots - Historial Promocional   Gaiolin Roots - Historial Promocional Icon_minitimeQui Abr 22, 2010 12:02 pm

uns dos pioneiros do break em portugal.

sempre maior respeito.

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Maximum

Maximum

Masculino Número de Mensagens : 49
Idade : 34
Localização : Matosinhos
Data de inscrição : 13/11/2009

Gaiolin Roots - Historial Promocional _
MensagemAssunto: Re: Gaiolin Roots - Historial Promocional   Gaiolin Roots - Historial Promocional Icon_minitimeQui Abr 22, 2010 2:17 pm

Respect!! Foi graças a vocês que sei tudo o que sei hoje...nao podia ter tido maior sorte...um obrigado a todos...principalmente ao Júlio "Julnako", Nuno "Pégaso" , Paulinho "Ayam", Ivo "Lil'Hill" e a Joana "J_One".

Sem dúvida foram uns dos grandes pioneiros do B-Boying em Portugal...

Grande abraço para todos

Peace!! Gaiolin Roots - Historial Promocional Icon_smile
Ir para o topo Ir para baixo
enzo767

enzo767

Masculino Número de Mensagens : 46
Idade : 38
Localização : Porto
Data de inscrição : 07/10/2010

Gaiolin Roots - Historial Promocional _
MensagemAssunto: Re: Gaiolin Roots - Historial Promocional   Gaiolin Roots - Historial Promocional Icon_minitimeQui Out 07, 2010 3:12 am

E como quem é vivo sempre aparece aqui estou eu!!!
Gaiolin Bons tempos!!! Very Happy Very Happy


Última edição por enzo767 em Sex Out 08, 2010 3:24 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
StyleWarrior
Admin
StyleWarrior

Masculino Número de Mensagens : 446
Data de inscrição : 14/03/2008

Gaiolin Roots - Historial Promocional _
MensagemAssunto: Re: Gaiolin Roots - Historial Promocional   Gaiolin Roots - Historial Promocional Icon_minitimeQui Out 07, 2010 7:00 am

caçadeira a representar bomba style!!!


claudissima...só deixamos de estar no activo quando morrermos todos...
Ir para o topo Ir para baixo
http://bboypt.pt.vu
Conteúdo patrocinado




Gaiolin Roots - Historial Promocional _
MensagemAssunto: Re: Gaiolin Roots - Historial Promocional   Gaiolin Roots - Historial Promocional Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Gaiolin Roots - Historial Promocional

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
BBOYPT :: Vários :: História-
Ir para: