BBOYPT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Forum dedicado ao bboying em países de língua Portuguesa
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarzgoodfootEntrar

Compartilhe | 
 

 Portugal Dance Awards

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
jae12m



Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 39
Localização : Barreiro/Lisboa
Data de inscrição : 18/03/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 6:31 am

Mastyle dos 12Makakos(Crazy) está nomeado para os Portugal Dance Awards 2009 na categoria de melhor bailarinho Hip Hop e para obter o trofeu ele precisa da ajuda de todos que realmente apreciam o seu trabalho e estão com ele.Votar no Mastyle é votar na Dança hip hop na sua vertente mais pura e é uma 'lufada de ar fresco' na dança em Portugal.
A Gala de entrega vai ser dia 29 de Abril no Teatro Camões em Lisboa,para votar vão a www.portugaldanceawards.com

Obrigado por tudo!!

Dozemakakos 2009


Última edição por jae12m em Qua Abr 29, 2009 4:46 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mayur



Masculino Número de Mensagens : 224
Idade : 35
Localização : Oeiras
Data de inscrição : 06/04/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 6:48 am

Se nao me engano o voto é efectuado por e-mail!
O meu já foi!

[]
Ir para o topo Ir para baixo
kafrockin

kafrockin

Masculino Número de Mensagens : 363
Idade : 39
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 29/04/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 9:04 am

curtia que esclarecesses uma cena. é possível votar no mastyle assim como em momentum? sao coisas distintas? é que soube que momentum estao entre os nomeados, e sinceramente, se so um voto for aceite, o meu iria para momentum dado o grande trabalho feito ultimamente por eles la fora.penso que seja merecedor.

gracias
Ir para o topo Ir para baixo
jae12m



Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 39
Localização : Barreiro/Lisboa
Data de inscrição : 18/03/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 9:32 am

sim deves poder votar nos dois sendo categorias diferentes.'Trabalho lá fora' todos os nomeados têm feito,mas uns sao mais atletas,outros sao entertainers,outros simplesmente artistas...o trofeu é para mehlor bailarino hip-hop na perspectiva do mundo da dança.Tens todo o direito em escolher nessas circunstancias caso so tenhas um voto,mas 'trabalhar la fora' é muito vago ,existem muitas formas de representar a dança.


Última edição por jae12m em Sáb Abr 11, 2009 9:57 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
kafrockin

kafrockin

Masculino Número de Mensagens : 363
Idade : 39
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 29/04/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 9:52 am

claro que sim, mas estou no meu direito de votar em algo com o qual me identifico mais. algo que por acaso até é sempre posto para segundo plano, dai o meu voto ser para momentum. obviamente nao deixo de dar valor a todo o resto, assim como vibro com momentum la fora, vibrei com a marisa no letterman show entendes? Smile a espaços ha sempre premios para teatros, danças contemporaneas etc..no break nao ves nada disso. o meu voto nao e para enaltecer o bboying até porque acho ser inteiramente merecido dado o que momentum têm feito. foi algo feito vindo de uma cultura que nao era esperado.

paz
Ir para o topo Ir para baixo
kafrockin

kafrockin

Masculino Número de Mensagens : 363
Idade : 39
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 29/04/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 9:53 am

ahh..e se for possivel fazer dois votos, obviamente o meu voto irá tambem para o mastyle Wink
Ir para o topo Ir para baixo
alex12m



Masculino Número de Mensagens : 24
Idade : 43
Localização : chelas zona j
Data de inscrição : 11/04/2009

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 10:18 am

podem votar uma vez em cada categoria

ex melhors crew . momentum
melhors dancarino. mastyle

e so escolher um dos nomeado em cada categoria .


ok ok peaaceeeeeeeeee afro
Ir para o topo Ir para baixo
jae12m



Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 39
Localização : Barreiro/Lisboa
Data de inscrição : 18/03/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 10:31 am

Acima de tudo votem nos bboys,eu criei este topico precisamente por essa questao da identificação que temos com os nomeados,é um apelo a comunidade break em portugal para eleger alguem que tambem pertence a essa comunidade como melhor bailarino hip hop,pois ele está a representarvos entre os outros bailarinos e categorias,assim como os Momentum,claro.Pessoalmente tambem vou votar neles pq sao com quem me identifico mais naquela categoria pelas mesmas razoes que disse antes.
Ir para o topo Ir para baixo
Rato

Rato

Masculino Número de Mensagens : 133
Idade : 32
Localização : porto
Data de inscrição : 04/03/2009

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 6:14 pm

parabens desde já ao mastyle .. Very Happy
pessoal vamos lá a divulgar isto e fazer com qe ele ganhe !! ;D
Ir para o topo Ir para baixo
Shadow

Shadow

Masculino Número de Mensagens : 208
Idade : 33
Localização : Amares-Braga
Data de inscrição : 15/09/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeDom Abr 12, 2009 4:50 pm

Lol o Max também ali anda na categoria de "Coreógrafos"
Ir para o topo Ir para baixo
Bboy Sant

Bboy Sant

Masculino Número de Mensagens : 194
Idade : 32
Localização : Vendas novas - Evora
Data de inscrição : 09/02/2009

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Mastyle nomeado para Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeDom Abr 12, 2009 6:12 pm

Parabens ao Mastyle cheers

Agora vamos la a votar para ver se ele ganha pessoal...

Passem a noticia ate por quem nao pratica break..todos os votos contao e nao custa nada mandar um mail com uma vutaçao..

O meu ja foi e vou tentar dizer a toda a gente k conheço pa votar tambem Razz

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Slim

Slim

Masculino Número de Mensagens : 88
Idade : 33
Localização : Oeiras/Lisboa
Data de inscrição : 06/04/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSeg Abr 13, 2009 5:35 am

Parabens Mastyle/Doze Makakos

O meu voto ja foi enviando e como é obvio, votei no Mastyle! cheers
Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
GaEl

GaEl

Masculino Número de Mensagens : 167
Idade : 37
Localização : Leiria
Data de inscrição : 02/04/2009

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSeg Abr 13, 2009 6:33 am

Mastyle up!! ja votei tb...mas agora tenhu as minhas duvidas c vale a pena votar, pois pelos nomeados cheira-me a alta tanga...a alguns nomeados k m deixam muitas duvidas...mas enfim..kuando c chega a 1 patamar alto..kem nos deita abaixo?? melhores coreografos..e novos talentos...enfim...alguem sab como foi feita a selecao? parecem mais 1 envento para que seja bem visto pelos outros paises...e nao 1 reconhecimento aos bailarinos portugueses...dei meu voto no mastyle pois para min Nº 1 na tuga!!

peace...
Arrow
Arrow PS:
Alguem tem o video da melhor coreografia do mundo em bboy?? c poder postar o video...e k nao sabia k o max era melhor coreografo do mundo...abc.. albino
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.urban-gk.pt.vu  Brevemente...
eurobattle



Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 55
Localização : porto
Data de inscrição : 03/03/2009

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: World Best BBoy Show Cergy Paris 2008- MOMENTUM CREW   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSeg Abr 13, 2009 7:03 am

Ulteam 8 Battle 2008 Results!!!!!!!!!!!
DAY 1 SHOW DAY:

WINNER MOMENTUM WIN 5000 EUROS TO BEST SHOW!!!!!!!

1. MOMENTUM
2.TG BREAKERS
3.FUNK FELLAZ

DAY 2 BATTLE:

FINAL:
POCKEMON vs MOMENTUM

SEMI FINALS:
POCKEMON vs FLEXIBLE FLAVE
MOMENTUM vs TEAM BELGIUM

1/4 FINALS:
TG BREAKERS vs TEAM BELGIUM
MOMENTUM vs FUNK FELLAZ
FLEXIBLE FLAVE vs FLOOR BURNIN'
FALLEN ANGELS vs POCKEMON

CONGRATULATIONS MOMENTUM TO BEST SHOW & 2nd PLACE IN BATTLE!!!!!!!!!

THANKS ABDOU, ZOUBIR & ALL ULTEAM8 STAFF

PEACE

MySpace.com - JO aka RONATOUNE - 26 - Male - POITIERS, FR - www.myspace.com/ronatoune



Esta é a informação da www.bboyworld.com link:http://www.bboyworld.com/forum/showthread.php?t=66717

Como podem ver ainda tem muitas mais lá com o nome Momentum e Max nos resultados ( e em nenhum diz que ele é o melhor do mundo e nem ele se deve considerar, apenas este foi mais um 1º lugar num evento de nível mundial), em relação aos videos os shows não estão online nenhum... mas se tiveres dúvidas podes contactar com o Max que ele terá o prazer em te mostrar pessoalmente os videos de todos os eventos onde tem representado, Momentum não precisa de inventar resultados.

World Best BBoy Show Cergy Paris 2008- 1º - MOMENTUM CREW Portugal
2º- TG Breakers Korea
3º- Funk Fellaz Germany
4º- Floor Burnin Holand
5º- Fallen Angels Spain
6º- Flex Flave USA
7º- Team Schemeta Belgium....etc...


Quanto á cena dos Awards... Parabens a todos os nomeados e não nomeados que representam a Dança em Portugal!

Respeitem para serem Respeitados
Peace


Última edição por eurobattle em Seg Abr 13, 2009 7:20 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
GaEl

GaEl

Masculino Número de Mensagens : 167
Idade : 37
Localização : Leiria
Data de inscrição : 02/04/2009

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSeg Abr 13, 2009 7:13 am

O meu objectivo n e ofender ninguem... apenas da rminha opiniao..sobre as coisas...perguntei pelo video..pk?? pk n sabia..e fiquei surpreso...e d certeza k muitas outras pessoas tb n o sabiam...a uma diferença entre apenas ler o k ta nu forum e responder/participar...eskecim...k tinha antes d postar algu nu forum...pedir desculpas para niumguem ficar ofendido..peace;P
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.urban-gk.pt.vu  Brevemente...
B-Boy Shadow



Masculino Número de Mensagens : 76
Idade : 32
Localização : Montemor-o-Novo
Data de inscrição : 09/02/2009

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSeg Abr 13, 2009 7:21 am

Parabens ao Mastyle pela nomeação e espero que ele ganhe (o meu voto ja foi Razz)

e parabens tambem aos Momentum pela nomeação, Best Show e pelo 2º Lugar, continuem assim pa proxima fikam em 1º Wink
Ir para o topo Ir para baixo
diogo_zg

diogo_zg

Masculino Número de Mensagens : 373
Idade : 35
Localização : ZOOGANG
Data de inscrição : 16/03/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeTer Abr 14, 2009 12:34 pm

boas, em primeiro acho trste tarem a escrever coisas para deitarem abaixo porque por muito que digam cada um tem os seus objectivos com o minimo de trablho e suor , e nao falo em relaçao a esses nomeados porque a mim nao me diz nada(ficando na mesma feliz pelos nomeados, acho justo).

mas oh "eurobatle" isso ai de nunca terem dito que nao eram detentores do titulo nao sei ate que ponto e verdade , p+orque ja vi muitas vezes o "vosso" programa e ja ouvi intitularem.se isso , nao dizendo que estao mal porque se o ganharam acho justo, mas tb tem de ter a consciencia por mt nivel que sao ,muito honestamente,detentores tb acho que nao deviam dizer os momentum crew campeos da europa , porque ai sim eu tb me insurjo e aproveito para perguntar qual o campeonato da europa que decorreu e ganharam para dizerem isso.

de resto so tenho os parabens para vos dar , ta mais que limpo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
eurobattle



Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 55
Localização : porto
Data de inscrição : 03/03/2009

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Momentum Competition Results   Portugal Dance Awards Icon_minitimeTer Abr 14, 2009 5:10 pm

Aqui vai um Resumo, pois existem vários eventos por onde passaram os Momentum e que não estão aqui, lembro de uma Scream battle em Lisboa, etc...

Há uma grande diferença em se dizerem ser "campeões do mundo" e ganhar um campeonato mundial, ou ser "campeões da europa" e ganhar um campeonato europeu, pois o eurobattle é também no momento um campeonato mundial feito na Europa e com juris sempre conhecidos e respeitados, e não é "O campeonato do Mundo" por isso quem o ganhar ganha um campeonato mundial e não são "os campeões do mundo"... mas quem conta um conto outros acrescentam um ponto...
E como sou amigo dos Momentum sei bem que eles não se intitulam nada, apenas e somente bboys, mas isto extraí do site deles bem como perguntei algumas informações porque na verdade interesso-me e motivam-me muito, e ganharam de nível europeu 2 eventos a battle de 3vs3 de pessac e 3vs3 de Quimper contra East Side bboys e Hustle Kidz respectivamente nas finais, até eliminaram GRANDES nomes do Bboying Europeu. Motivo de orgulho para todos sem dúvida...

Peace e respeito para todos!




MOMENTUM COMPETITION CV:


1º Lugar Bboy insticts Luxemburgo (Bboy Lagaet) 2008
1º Lugar International Battle Pessac 3vs3, Bordeus, França 2008
1º Lugar HipDance IV Agosto 2008, Zafra, Spain Crew vs Crew
1ª Lugar Dance Life Battle crew vs crew, Arruda dos Vinhos, Portugal 2008
1º Lugar Unique Expressions 1vs1, Mantra Club, Porto, Portugal 2008 (Bboy Diogo)
1º Lugar Campeonato Nacional de Bboying Crew vs Crew, Gamobar, Portugal 2007
1º Lugar Mighty 4 Portugal 2008, 3vs3, Porto
1º Lugar Octogon Portugal (bboy Pedro) 2007
1º Lugar Battle Ritual Sessions Maia 2vs2 , Portugal 2007
1º Lugar Top 30 Spain (Bboy Lagaet), Caceres 2008
1º Lugar Battle Urban Session Pau 5vs5 , França 2008
1º Lugar Best Show World Ultimate Battle Cergy, França 2008
1º Lugar Campeonato Nacional de Bboying Crew vs Crew, Gamobar, Portugal 2008
1º Lugar Battle internacional Quimper 3vs3, França 2007
1º Lugar PowerMove Battle Eurobattle (Bboy Lagaet), Portugal 2007
1º Lugar Battle Chicharra Pontevedra, 2vs2 Espanha 2008
1º Lugar Bboy insticts Luxemburgo (Bboy Lagaet) 2007
1º Lugar Baby Battle Dance Fact (Bboy Diogo), Portugal 2008
1º Lugar MTV Shakedown Portugal 2005
2º Lugar New Hope 1vs1 Sacramento California 2009, Lagaet
2º Lugar Battle International EST PRO 4vs4, Thionville, 2008
2º Lugar IBE Powermove Battle, 2004 (Bboy Lagaet)
2º Lugar Clash Extreme Battle in Lisbon, Outubro 2008
2º Lugar Circle Prinz Portugal, Outubro 2008
2º Lugar Unique Expressions 1vs1, Mantra Club, Porto, Portugal 2008 (Bboy Pedro)
2º Lugar Ultimate world Battle Cergy 5vs5, França 2008
2º Lugar World Battle Le Mans, 5vs5 França 2008
2º Lugar International Battle Pessac 3vs3, Bordeus, França 2007
2º Lugar HipHop Round 4 Luxemburgo 4vs4 2007
2º Lugar Mighty 4 Portugal 2008, 3vs3, Porto
3º Lugar Battle Lyon Internacional 2vs2, França 2009
3º Lugar FLOOR WARS mundial Dinamarca 3vs3 2009
3º Lugar Urban Explosion 1vs1, Esposende, 2008 (Bboy Lagaet)
3º Lugar Evolution Europe, Barcelona, 2008
3º Lugar Chelles Battle Pro, 2vs2 Paris 2008
3º Lugar Battle Lords of Quarel 2vs2, Madrid 2008
3º Lugar Battle Cultura Urbana Madrid, Espanha 2007
3º Lugar Evolution Barcelona, Espanha 2006
3º Lugar Battle Medieval Albuquerque Spain Agosto 2008
4º Lugar HipHop International 2005, Los Angeles USA, (selecção Irlanda)
Participação Unbreakble Belgica 2009
Participação Chelles Battle Pro 2009
Participação Duelo en Desierto, Almeria, Espanha 2007
Participação Evolution Barcelona, Espanha 2007
Participação Chelles Battle pro, Paris 2007
Participação TOP 16 Roterdam, Holanda 2007
Participação Amazing Day Evreaux, França 2008
Participação Bboy Summit 2004, LA , USA
Participação Red Bull BCONE 2007, Paris (Bboy Lagaet)
Participação Battle Corbeil 2008, França
Participação Just for Laugh, Canada 2007
Participação Block Party, Perpignan 2008
Participação RED BULL BCONE 2008, VIP guest by Red Bull Portugal (Bboy Max)
Semi-finalistas “Tienes Talento” TV show in Spain 2008

Judges in Events like:
Tosmk Battle (Russia, Siberia)
Holland National Bboy Champs (eindhoven, Holland)
Eurobattle (Porto, Portugal)
New Hope USA , (Sacramento, California 2009)
Eurobattle Ireland (Dublin, Ireland)…etc…
Ir para o topo Ir para baixo
c4jordan

c4jordan

Masculino Número de Mensagens : 474
Idade : 101
Localização : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 31/03/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeQua Abr 15, 2009 2:20 am

N sei onde viram o nome do MaStyle pra votar Suspect Só vi um tal CRAZY study
Ir para o topo Ir para baixo
waver12m

waver12m

Masculino Número de Mensagens : 282
Idade : 38
Localização : lisboa
Data de inscrição : 01/04/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeQua Abr 15, 2009 2:45 am

ja lá esta mastyle.

Pessoal toda a gente a votar nos bboys Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
c4jordan

c4jordan

Masculino Número de Mensagens : 474
Idade : 101
Localização : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 31/03/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeQua Abr 15, 2009 3:06 am

Tasse bem Waver Cool
Ir para o topo Ir para baixo
diogo_zg

diogo_zg

Masculino Número de Mensagens : 373
Idade : 35
Localização : ZOOGANG
Data de inscrição : 16/03/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeQua Abr 15, 2009 6:41 am

olha podes ser muito amigo e ate irmao tou.m a cagar! o que perguntei foi porque se dizem campeoes da europa !!

e isso fui eu que ouvi tou.m bem a cagar po palmares que poes aqui, eu pergunteit o porque de dizerem isso mais nada, como fui fontral contigo na pergunta espero frntalidade na resposta!


e aqui ninguem anda a trabalhar em revistas cor de rosa pa contar contos e acrescentar o que quizeres chamar porque pa falar em alguma vida falo da minha que ja me chega, porque primeiro momentum sao uma crew nao sao os power ranger superstar, por isso acho que tudo o que escrevest foi desnevcessario como inapropriado!
Ir para o topo Ir para baixo
kafrockin

kafrockin

Masculino Número de Mensagens : 363
Idade : 39
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 29/04/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeQua Abr 15, 2009 2:26 pm

oh diogo acalma-te la man

voto no mastyle ja la está tal como em momentum cheers
Ir para o topo Ir para baixo
diogo_zg

diogo_zg

Masculino Número de Mensagens : 373
Idade : 35
Localização : ZOOGANG
Data de inscrição : 16/03/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeQua Abr 15, 2009 5:09 pm

tou com toda a calma, simplesmente nao admito a ninguem que de certa forma me chame mentiroso, ainda por cima quando trato as pessoas com respeito e frontalidade, acho triste primeiro falarem por icognitas e depois falarem cm falam, mas cada um sabe de si.

mas que nao admito seja a quem for dizerem o que disseram e falar cm falaram nao admito!


os meus tb ja la estao Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Lazy

Lazy

Feminino Número de Mensagens : 25
Idade : 31
Localização : Lisboa,Oeiras
Data de inscrição : 06/04/2008

Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitimeSex Abr 24, 2009 11:26 am

O meu voto ja foi!!

Esperemos que o Mastyle ganhe!!

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://myspace.com/sandriinhaa
Conteúdo patrocinado




Portugal Dance Awards _
MensagemAssunto: Re: Portugal Dance Awards   Portugal Dance Awards Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Portugal Dance Awards

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
BBOYPT :: Geral :: Discussão geral-
Ir para: